Tribunal de Contas promove palestra em apoio ao Outubro Rosa

26/10/2018 ás 15:55:49

Visualizações: 87

Servidores do Tribunal de Contas participaram, nesta sexta-feira (26), no plenário da casa, de uma palestra alusiva ao combate do câncer de mama, que teve como orador o médico mastologista Alexandre Calado. Ele orientou acerca da prevenção, conscientizando sobre a importância dos exames, da alimentação equilibrada, e de fatores que podem influenciar no aparecimento da doença, como hereditariedade, idade de risco e meio ambiente.

A diretora-geral do TCE, Celina Bravo, representou a presidente, Rosa Albuquerque, que cumpre agenda institucional em Brasília.

A palestra faz parte da programação da Campanha Outubro Rosa e todos os anos o TCE/AL integra-se a esse movimento através do setor de Serviço Social, junto com a Rede Feminina  de Combate ao Câncer. A campanha “Outubro Rosa” foi criada em 1997 nos Estados Unidos e atualmente é realizada em todo o mundo, com intensificação dos esforços para diagnóstico precoce e fortalecimento da rede de apoio.

As formas mais eficazes para detecção da doença nas fases iniciais são o exame clínico da mama e a mamografia, que devem ser feitos regularmente, após os 35 anos, mesmo quando não há sintomas. Ter na família um parente de primeiro grau que teve câncer de mama ou ovário antes dos 50 anos, estar acima do peso, ser sedentário ou fumante eleva os riscos de incidência.

O mastologista Alexandre Calado falou também sobre os avanços já conquistados e do desafio para vencer esse tipo de câncer, que atinge uma a cada 15 mulheres por ano.


Galeria


Mais Recentes

Ver mais