Avançando: Eletrobras abre procedimentos para o Programa de Eficiência Energética do TCE-AL

13/07/2018 ás 14:19:55

Visualizações: 466

O acordo de intenções firmado entre o Tribunal de Contas do Estado de Alagoas e a Eletrobras-AL, visando a implantação de um Programa de Eficiência Energética do TCE, está avançando e deve ser concretizado ainda neste semestre. A Eletrobras já abriu os procedimentos visando à contratação de empresa que fará o diagnóstico energético do Tribunal para determinar as necessidades de adequação ao Programa.

De acordo com o calendário, os prazos começaram a contar a partir do último dia 5, com a elaboração do Termo de Referência, pela Gerência de Eficiência Energética da Eletrobras-AL, seguida da solicitação de propostas, que devem ser apresentadas até esta sexta-feira (13). O relatório da contratação deverá ser aprovado na reunião de diretoria da Eletrobras, no próximo dia 24, e se assim acontecer, a resolução deverá ser publicada ainda no dia 25.

Em agosto, os prazos contam para elaboração do Edital, análise da documentação, apresentação de propostas e disputa licitatória, e o contrato deve ser assinado em setembro, iniciando-se, na sequência, os levantamentos para a composição do diagnostico que vai apontar os equipamentos que precisam ser substituídos e as práticas que devem ser adotadas no TCE para otimizar o consumo.

De acordo com o diretor de Engenharia do Tribunal, Daniel Araújo, o Programa de Eficiência Energética, baseado em critérios estabelecidos pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), vai otimizar o consumo e os gastos com energia elétrica a partir da adoção de práticas de sustentabilidade recomendadas e acompanhadas pela Eletrobras.

“Há um empenho recíproco – nosso e da Eletrobras – em implantar esse programa o mais rápido possível, porque ele traz uma isso vai representar um grande ganho para o Tribunal de Contas, com iniciativas que vão repercutir na redução de custos com energia elétrica. Mais que isso, a adoção de ações de sustentabilidade e eficiência energética reflete o nosso compromisso com as boas práticas de gestão e com o meio ambiente”, destaca a presidente Rosa Albuquerque.

O Acordo foi assinado mês passado, no gabinete da presidência do TCE, pela conselheira presidente, Rosa Albuquerque e o diretor-presidente da companhia energética de Alagoas Adjar Vieira Barbosa, com acompanhamento do conselheiro substituto Alberto Pires, grande entusiasta do projeto, e com a presença de diretores das duas instituições, responsáveis pela operacionalização do programa e por ações que o tornem viável.


Galeria


Mais Recentes

Ver mais