TCE e Eletrobras firmam acordo de intenções para programa de eficiência energética

21/06/2018 ás 12:11:00

Visualizações: 609

O Tribunal de Contas do Estado de Alagoas e a Eletrobras - assinam nesta quinta-feira, às 16h, Acordo de Intenções visando a inclusão do TCE-AL no Programa de Eficiência Energética da companhia, com objetivo de otimizar a utilização de energia elétrica a partir de práticas de sustentabilidade recomendadas e acompanhadas pela Eletrobras.

O Acordo será assinado no gabinete da presidência do TCE, pela conselheira presidente, Rosa Albuquerque e o diretor-presidente da companhia energética de Alagoas Adjar Vieira Barbosa, com a presença de diretores das duas instituições, responsáveis pela operacionalização do programa e por ações que o tornem viável.

“Isto vai representar um grande ganho para o Tribunal de Contas, com a adoção de ações de sustentabilidade e eficiência que vão repercutir na redução de custos. Porém, mais do que isso, reflete o nosso compromisso com as boas práticas de gestão e com o meio ambiente, nesse caso específico, criando mecanismos que possam contribuir com a utilização racional da energia elétrica”, destaca a presidente Rosa Albuquerque.

Baseado em critérios estabelecidos pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o programa de eficiência energética da Eletrobrás é desenvolvido a partir de várias iniciativas institucionais subdivididas em seis categorias: fontes alternativas; programas educacionais; gestão energética para os municípios; iluminação pública; sinalização semafórica eficiente e projetos em prédios públicos - onde se enquadrar o Tribunal de Contas.

De acordo com o diretor de engenharia do TCE-AL, Daniel Araújo, a partir da assinatura do acordo a Eletrobras se encarrega de mandar fazer um diagnóstico da eficiência energética do TCE, apontando equipamentos que precisam ser substituídos e práticas que devem ser adotadas para otimizar o consumo.

Além de sensibilizar os clientes através desses projetos, a Eletrobras, em alguns casos, faz a doação de equipamentos eficientes ao poder público e realiza capacitação de agentes. Em 2017, a Eletrobras Distribuição Alagoas investiu R$ 896.792,50 no Programa de Eficiência Energética, segundo dados da empresa.



Mais Recentes

Ver mais