Cidadania: TCE/AL recebe alunos da Escola Estadual Aurelina Palmeira de Melo

Data publicação: 03/04/2018 12:22:32

Visualizações: 427

O Tribunal de Contas do Estado de Alagoas recebeu, na manhã desta terça-feira (3), alunos do 9º ano do ensino fundamental da Escola Estadual Aurelina Palmeira de Melo, situada no bairro Vergel do Lago, em Maceió. A visita faz parte do projeto “Fale, Educação!”, realizado pela Escola de Contas Públicas do TCE.

O conteúdo do programa,
que até o dia 29 de maio será realizado duas vezes por semana, foi apresentado de maneira simples e didática pelo conselheiro-substituto Alberto Pires e pelo diretor técnico da Escola de Contas, Daniel Bernandes, cumprindo o objetivo de expandir entre os estudantes o conhecimento sobre o funcionamento e a responsabilidade das Cortes de Contas brasileiras, além de provocar, já a partir da infância e da adolescência, uma postura crítica e participativa no exercício da cidadania, da ética e da democracia.

“Essa visita criou um elo entre o Tribunal de Contas e uma comunidade que fica distante das políticas públicas. Esses alunos vão sair daqui com uma experiência e conhecimento para compartilhar com outros alunos que não puderam comparecer”, afirmou o coordenador da escola, Rubian Antônio da Costa.

A presidenta do TCE, conselheira Rosa Albuquerque, destacou a importância do engajamento da escola – enquanto agente de formação e educação - no processo de ensino da cidadania, levando aos alunos o conhecimento sobre a existência e o papel de instituições como o Tribunal de Contas, que atuam no controle externo, fiscalizando os gastos e a prestação de contas públicas.

Ela ressaltou ainda que, só por meio do conhecimento se formam cidadãos conscientes e capazes de participar ativamente desse processo, exercendo o controle social em relação à gestão pública.